terça-feira, 28 de abril de 2009

"Nossa capacidade de comunicação não é medida pela forma como dizemos as coisas, mas pela maneira como somos entendidos."


BARREIRAS NAS COMUNICAÇÕES

As barreiras na comunicação não são somente os ruídos que impedem a mensagem de chegar ao receptor. Na realidade existem obstáculos e barreiras mais sutis, escondidos, e que só uma análise mais aprofundada poderá revelar.


Pois as palavras são símbolos e elas por si só não têm significado, somente terão quando as inserirmos em um contexto. A mesma palavra pode ter significados distintos para duas pessoas, ou seja, manga (de camisa ou fruta).
A percepção seletiva é a forma de o receptor ver e ouvir o que lhe interessa, conforme suas necessidades, motivações, experiências e características pessoais. A percepção seletiva nos permite desenvolver a visão e a audição seletivas, fazendo-nos ver e ouvir apenas o que queremos. Essa visão e audição seletivas tendem a criar paradigmas e nos fazem ter medo do novo.


Outro fator que cria barreiras à comunicação são as emoções, pois as atitudes e sentimentos podem ser tão fortes a ponto de diminuir a compreensão do que a outra pessoa está tentando transmitir. Assim como, os intermediários podem passar mensagens distorcidas.
A cultura local também é um fator que influencia na comunicação, devido à linguagem e costumes. Os sinais não-verbais também são barreiras à comunicação quando não são coerentes com a mensagem oral.
Acontece que a comunicação interna, infelizmente para os comunicadores e gestores, não funciona com a mesma lógica do ambiente externo. Pelo contrário, esta esfera da comunicação é muito mais sensível, pois requer estratégias tão complexas quanto são as relações humanas.


Estamos falando de comunicação interpessoal e de grupos e não de massa, na qual nós, comunicadores, tanto treinamos nos bancos universitários. Teremos que aliar ao conhecimento comunicador as habilidades da gestão de pessoas e valores da psicologia social. Nas organizações, estes setores funcionam separados, mas é preciso que sejam aliados. Implica também, em se conhecer o que é gestão em seu sentido amplo para entender que o comportamento gerencial tem reflexo direto no clima organizacional.

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